Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Supermercados, farmácias e demais estabelecimentos comerciais não poderão mais vender álcool líquido 70%, de acordo com uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A venda foi autorizada somente até 31 de dezembro de 2023 e, desde então, os estabelecimentos vêm comercializando apenas os estoques que devem ser encerrados até 29 de abril.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Está permitida somente a versão em gel do produto, que é considerada a mais segura pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), já que evita o derramamento que pode causar queimaduras no corpo e acidentes domésticos.
Em 2022, durante a pandemia de Covid-19, a Anvisa havia autorizado a venda do produto de forma emergencial para ampliar o acesso da população a itens capazes de ajudar na redução do contágio do vírus.
Desde a autorização em 2022, mais de 64 milhões de unidades de álcool líquido 70% foram comercializadas pelos supermercados. Para a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a proibição da comercialização retira do consumidor o acesso ao produto que apresenta eficácia nos cuidados com a saúde, na sanitização de ambientes e na proteção contra doenças. Por isso, a associação vem tentando flexibilizar o prazo de venda do produto junto à agência.
Leia também
- Unidades de saúde de Santa Maria aplicam vacinas em horário estendido nesta semana; veja onde receber as doses
- Veja a agenda de atendimentos gratuitos da Unidade Móvel de Saúde para o mês de abril em Santa Maria